A locação comercial de imóveis é uma etapa muito importante na jornada de uma empresa, e pode impactar muito no sucesso de um negócio. Escolher o local certo pode fazer toda a diferença no crescimento e evolução de uma empresa.
Porém, antes de assinar um contrato de locação, é muito importante adotar algumas precauções para evitar problemas futuros.
Elencamos os cinco principais cuidados a serem considerados ao alugar um imóvel comercial:
1 – Localização Estratégica: A escolha da localização é fundamental.
Analise o público-alvo do seu negócio, as características do seu cliente, preferências e certifique-se de que o imóvel atende essa expectativa e que esteja em uma área de fácil acesso para eles.
Verifique também a visibilidade do local, facilidade de acesso, pontos de referência e a concorrência na região.
2 – Contrato de Locação Claro: Leia atentamente o contrato de locação.
Compreenda corretamente todas as cláusulas, especialmente aquelas relacionadas a aluguel, reajustes, prazos e condições de saída.
Verifique também se ele está adequado ao combinado comercial entre locador e locatário, se está ajustado a realidade da sua contratação com todos os detalhes.
É muito recomendado contar com o suporte de um advogado especialista para esclarecer dúvidas e promover a negociação dos ajustes necessários no contrato antes da assinatura.
3 – Custos Adicionais:
Além do aluguel, esteja ciente de outros custos, como taxas de condomínio, IPTU, água, energia e seguros. Tenha um orçamento claro para evitar surpresas financeiras que gerem problemas de inadimplência, juros, multa e até a rescisão motivada do contrato.
4 – Inspeção do Imóvel:
Antes de assinar o contrato, faça uma inspeção completa do imóvel. Verifique se há necessidade de reformas ou reparos e acorde com o proprietário quem será responsável por essas despesas.
Esses detalhes deverão constar no contrato para evitar que haja investimentos sem o desconto equivalente no aluguel, bem como que ao final, não haja surpresa quanto a indenização ou devolução do imóvel com obrigação de alteração estruturais gerando custos altos e discussões judiciais.
5 – Documentação Completa:
Certifique-se de que toda a documentação esteja em ordem, incluindo licenças, alvarás e autorizações necessárias para o seu tipo de negócio funcionar no local.
Isso evita problemas jurídicos no futuro, com órgãos de fiscalização, multas e até suspensão de funcionamento e os prejuízos poderão tornar inviável a continuidade do contrato de locação e por vezes até das atividades da empresa.
Lembre-se de que a escolha do local de locação comercial é uma decisão estratégica que pode impactar significativamente no sucesso do seu negócio. Portanto, dedique tempo para pesquisar, negociar com cuidado e tomar todas as precauções necessárias para garantir uma locação tranquila e bem-sucedida.
Os advogados da Valim Advogados têm vasta experiência e atuação em assessoria e suporte jurídico em relações jurídicas e contratos de locação comercial e poderão te ajudar e proporcionar maior segurança!
Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.
Acompanhe nosso blog e siga-nos no Linkedin, Instagram, Facebook e Youtube para ficar por dentro das novidades e tendências do Mundo Empresarial.