Institucional

Pequenas Empresas geram mais de 70% dos postos de trabalho no 1º semestre de 2022

As Pequenas Empresas terem gerado mais de 70% dos postos de trabalho no 1º semestre de 2022, significa que as PME’s, como são popularmente conhecidas as pequenas e médias empresas, têm papel fundamental para a economia e, a maioria, têm potencial para crescimento.

Você sabia que 99% das quase 6.5 milhões de empresas que existem no Brasil são PME’s? Isso quer dizer que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve a sua maioria a elas.

Conforme o Serasa Experian, as principais razões para as PME’s existirem e terem esse papel tão importante são:

• possibilidade de ofertar produtos e serviços mais personalizados;
  • opção de prestação de serviços às grandes empresas;
  • existência de atividades produtivas mais apropriadas para PMEs, como cooperativas agrícolas.

Se você tem uma pequena ou média empresa, com certeza ela se encaixa em algum desses fatores e tem chance de crescer ainda mais. Neste processo de evolução, uma assessoria jurídica é fundamental para adequar os seus contratos e as relações diárias no trato com colaboradores, fornecedores, clientes e sócios.

Quer crescer de forma saudável? A Valim Advogados pode te ajudar!

Direito Empresarial

O que um bom contrato B2B precisa prever?

Um contrato B2B é aquele que estabelece uma relação comercial entre duas empresas (Business to Business), para prever uma relação de fornecimento de serviço ou produto.

E por ser um instrumento tão importante, os contratos B2B devem ter alguns tópicos essenciais:

Determinar prazos: uma relação entre duas empresas precisa ter data para começar e data para terminar. É claro que nada impede do contrato ser estendido automaticamente, mas isso deve constar no documento.

Determinar valores: o contrato B2B também precisa estabelecer valores para os produtos e/ou serviços.

Serviços/produtos/quantidades: a redação do contrato deve especificar quais os serviços e/ou produtos serão fornecidos de uma empresa para outra e em quais quantidades serão fornecidos.

Expectativas: uma relação entre duas empresas também pode prever resultados e alinhar expectativas.

Consequências: o contrato B2B deve prever as consequências/penalidades para o não cumprimento dos termos acordados entre as partes.

Quer saber mais sobre contratos B2B ou precisa de uma assessoria jurídica? Fale conosco!